Godzilla mais potente

O GT-R da Nissan não pára de nos surpreender. Estamos a falar de um modelo que chegou à Europa em 2009 sem o peso da imagem de marca de um Porsche, mas com potencial para o bater ao nível das performances puras e com um preço mais reduzido. Foi protagonista dos videojogos que o afirmaram e isso potenciou a notoriedade de um automóvel que passou a ter nome próprio: chamaram-lhe Godzilla.

Não parou de evoluir ao longo dos anos e no último Salão Automóvel de Nova Iorque foi apresentado mais um resytiling, que foi mais do que uma operação de rejuvenescimento. A imagem foi mantida, e se é evidente a melhoria ao nível do habitáculo, que era demasiado espartano e começava a estar ultrapassado, há uma evolução de muitos pequenos pormenores, que acabam por fazer uma grande diferença.

A grelha anterior é mais volumosa e as tomadas de ar dianteiras são mais amplas para aumentar o fluxo de ar para a "respiração" do motor e maximizar a sua refrigeração. As alterações também são evidentes na forma dos guarda-lamas, onde as novas saídas de ar permitem libertar o calor dos travões.

Todos os elementos aerodinâmicos foram repensados e oferecem menos resistência ao ar, garantindo o apoio, que assegura a estabilidade direccional. Tudo isto visou rentabilizar os mais de 20 cv ganhos pelo motor 3.8 V6 biturbo, que não pára de surpreender.

Começa a ser impossível imaginar até onde vai chegar este bloco. Desta vez, os engenheiros admitem que actuaram ao nível do cruzamentos das válvulas para melhorar a admissão, mas também no escape onde, ao mesmo tempo, foi trabalhada a sonoridade para permitir ao Godzilla ter "voz grossa".

Se a evolução técnica foi grande, a quantificação dos ganhos no campo das performances acabam por não impressionar. Seria difícil ir muito além num automóvel capaz de se aproximar dos 320 Km/h e passar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.

Destas alterações até a nova proposta GT-R Nismo, agora anunciada, foi um passo natural. Mais do que os 600 cv de potência anunciados, a evolução na aerodinâmica, a maior rigidez estrutural e a evolução da suspensão permitem que este "super GT-R" seja ainda mais rápido…

Em destaque